Fetrisc Triathlon

HISTÓRICO

HISTÓRICO DO TRIATHLON

O Triathlon surgiu de um desafio no Havai, de quem seria o atleta mais completo: o que fizesse a Travessia de Waikiki com 3.800m., o que completasse a Volta Ciclística de Ohau, com 180 km, ou o que corresse a Maratona de Honolulu com 42 km. Existiria, porém, um atleta que fizesse as três provas numa só ocasião? O desafio foi lançado e no dia 18 de fevereiro de 1978, 16 malucos, inscreveram-se. Só 4 participantes completaram. O desafio foi repetido nos anos seguintes. A prova propagou-se pelo mundo todo e denominou-se Ironman (Homem de Ferro) É realizada anualmente, em outubro, com um limite de 3.000 atletas, com seletivas em vários países do mundo, inclusive Brasil, mais especificamente em Florianópolis desde 2001.

Mas em 1974, em San Diego, em um Clube de Atletismo, nas férias dos atletas, para sua manutenção,percorriam 500m na piscina, 12km ciclismo no condomínio e 5km na pista. Em 1976, Salva-vidas de San Diego propuseram a competição de 700m no mar, 15km de ciclismo e 4,5 de corrida. O esporte popularizou-se do esporte, e as distâncias sofreram ajustes e variações:

  • Sprint Triathlon (750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida);
  • Olímpico (1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km corrida);
  • Longa Distância (2000 à 4.000m de natação, 60 à 160 km de ciclismo e 16 à 42 km de corrida).

A primeira prova no Brasil foi em maio de 1983, no Rio de Janeiro (Triathlon Café do Brasil). Desta prova, participou a Profa. Naida Freitas, única catarinense e sendo a 5ª. colocada. Em 1989 foi fundada a ITU , International Triathlon Union em Avignon, na França. E em 1991 foi fundada a CBTri, Confederação Brasileira de Triathlon. As provas em Santa Catarina foram realizadas a partir de 1982, por Milton Della Giustina, ciclista e empresário renomado em Florianópolis.

Houve um período de recesso até 1989 quando realizou-se o Triathlon da Lagoa, em comemoração ao aniversário da Florianópolis organizado pela Academia Tutubarão, FME Florianópolis (Fundação Municipal de Esportes), Federação Aquática de SC e Córpolis (Associação de Corredores de Rua de Florianópolis).

Em 1990 criou-se a ATRISC – Amigos do Triathlon de SC, que realizou provas organizadas pela Academia Tutubaraõ e FME Florianópolis até 1995 quando então fundou-se a Federação de Triathlon de Santa Catarina em 22 de janeiro de 1995.

Missão:

Desenvolver e fomentar o triathlon e suas variantes em todo o estado de Santa Catarina. Ser uma federação referencia junto à CBTRi e as outras federações estaduais.

Valores:
  • Responsabilidade e credibilidade em suas ações.
  • Igualdade e justiça em seus eventos esportivos.
Objetivos:
  • Instalar e apoiar escolinhas oportunizando iniciação esportiva.
  • Descobrir e encaminhar talentos.
  • Capacitar recursos humanos de seus segmentos: dirigentes, técnicos, atletas e árbitros.
  • Ser representada por seus atletas no estado, no país e no exterior.
  • Promover eventos dentro do prncipio da igualdade e responsabilidade, com oportunidade de participação de todos.
  • Representar e integrar a Fetrisc em todos os segmentos da sociedade.
  • Contribuir para a formação do indivíduo através dos valores do esporte.
  • Formar atletas e cidadãos.