FETRISC 23 anos de existencia


A FETRISC em nos seus 23 anos de existência fomentou o desenvolvimento da modalidade Triathlon no estado de Santa Catarina, tornando-a conhecida, através da realização dos Campeonatos de Triathlon, Duathlon e Aquathlon, priorizando a filiação de atletas e clubes/associações e outras ações paralelas.

A FETRISC introduziu, em 2001, após quatro anos de demonstração a modalidade nos Jogos Abertos de SC e sediou várias etapas de Campeonatos Brasileiros.

A FETRISC homologa, desde 2001, o evento Ironman Brasil Florianópolis, prova de triathlon de longa distância, com a participação de 2000 mil atletas, de vários países do mundo, dando o suporte técnico necessário, interagindo com as instituições e órgãos de segurança, e sendo responsável pela arbitragem do evento.

A FETRISC construiu com recursos próprios, a sua sede, localizada no município de São José, composta de um pavimento térreo para a guarda e armazenamento de materiais de competição, e no piso superior, sala administrativa, biblioteca, sala de reuniões e copa.

A FETRISC instalou em 2002, o primeiro projeto no Brasil de Escolinha de Triathlon, com crianças de 8 à 16 anos, com o objetivo de iniciação esportiva nas modalidades de natação, ciclismo e corrida e a descoberta de novos talentos. A escolinha tem continuidade, ainda hoje, através da associação filiada ADTRISC, e com a apoio da FME São José.

A FETRISC integrou a equipe olímpica com seus atletas federados, desde que o triathlon transformou-se em desporto olímpico, em 2000, na Olímpiada de Sidney, na Austrália, em todas as edições, a partir desta data.

A FETRISC formou e forma treinadores de triathlon e árbitros, dentro do Programa de Capacitação de Recursos Humanos, que se mantém anualmente, com a realização de cursos específicos.

A FETRISC filiou-se em 1995, ano de sua fundação, à Confederação Brasileira de Triathlon, sendo atualmente, uma federação referência, aos outros estados.

A FETRISC é filiada também `a Associação das Federações de Santa Catarina e conveniada com o Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina.

A FETRISC tornou-se reconhecida Entidade de Utilidade Pública em 2011, através de Lei Municipal de São José.
A FETRISC implantou o Programa FETRISC Social com doações periódicas de alimentos e roupas, recolhidas junto aos seus atletas, à entidades sediadas em São José: Lar dos Velhinhos de Zulma, Educandário Santa Catarina e Orionópolis.

A FETRISC em 2017, atingiu o número de 300 atletas federados, um número ainda inferior ao número de praticantes da modalidade.

A FETRISC tem como o maior desafio, buscar unir e integrar todos os praticantes da modalidade Triathlon no estado de Santa Catarina.


FETRISC 23 anos de existencia
Voltar para Notícias