Itajai vence 55o. JASC


O último dia dos 55º Jogos Abertos de Santa Catarina reservou espaço para as disputas do triathlon, prova que combina natação, ciclismo e corrida. A largada aconteceu às 9h desta sexta-feira, 18, na represa da empresa Francisco Lindner, no Rio do Peixe, em Luzerna. O município de Itajaí levou os troféus de ouro tanto no masculino como no feminino.

A competição reuniu 21 atletas no masculino e 8 no feminino. Eles largaram para um sprint de 750 metros de natação, depois pedalaram um percurso de 20 km e por fim encararam uma corrida de 5 km. Além das dificuldades naturais da prova, os competidores enfrentaram o sol a pino e um calor de mais de 30 graus.

Igor Fonseca Amorelli, 31 anos, foi quem cruzou a linha de chegada em 1º. O atleta de Itajaí cravou o tempo de 1h04min08seg. Em 2º lugar veio Bruno Pereira Matheus, de Criciúma, com 1h05min04seg. E na 3ª colocação ficou Guilherme Valenza Manocchio, de Itajaí, com 1h05min39s.

“Consegui liderar a prova toda, mas não significa que foi fácil. Tive que impor um ritmo forte o tempo todo porque sabia da qualidade dos adversários”, analisou Igor, que foi campeão do Iron Man Brasil em 2014 e está em plenos treinamentos para o Iron Man do Chile no dia 10 de janeiro.

Multicampeão dos Jasc por equipe, essa foi a primeira conquista individual de Igor no triathlon. O resultado dele confirmou matematicamente o título geral dos Jogos Abertos 2015 para Itajaí. “Feliz por fazer parte dessa equipe maravilhosa”, declarou antes de subir ao pódio.

No feminino a vitória foi de Gisele Rodrigues Bertucci, de Itajaí, com o tempo de 1h15min38seg. Bruna Saglietti Mahn, também de Itajaí, terminou a prova em 1h19min02seg e levou a medalha de prata, seguida por Mariana Borges de Andrade, de Florianópolis, com 1h19min13seg.

“Foi uma prova dura, principalmente na parte da corrida com muitas subidas. Felizmente estava num dia bom e com ajuda da equipe consegui vencer”, disse Gisele, 35 anos, que coordena um projeto social de triathlon em Itajaí. “São 20 alunos de 8 a 17 anos. O município se preocupa com a base para ter bons atletas na modalidade no futuro”, revela.

Classificação do triathlon por equipe

MASCULINO

1º - Itajaí
2º - Criciúma
3º - Florianópolis

FEMININO

1º - Itajaí
2º - Florianópolis
3º - Criciúma

OBS – O triathlon feminino não valeu pontos na classificação geral dos 55º Jasc, pois a modalidade não alcançou o número mínimo de seis municípios participantes, conforme prevê o regulamento do evento.

Ranking do Triathlon nos Jasc

TRIATLO FEMININO

Itajaí = 6
Criciúma = 2
Florianópolis, Joinville = 1
TOTAL = 10 edições

TRIATLO MASCULINO

Itajaí = 10 títulos
Balneário Camboriú = 2
Florianópolis, Blumenau = 1
TOTAL = 14 edições

Jasc

Com 4,6 mil atletas de 78 municípios catarinenses, a 55ª edição dos Jasc é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A competição, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, aconteceu de 10 a 18 de dezembro nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, com apoio de Erval Velho e Lacerdópolis.

Texto: Murilo Roso (49) 8814 0731

Itajai vence 55o. JASC
Voltar para Notícias