Oficiais Técnicos Catarinenses participam do curso ITU NÍVEL 2

Ocorreu em Brasília-DF, entre os dias 27 e 29 de Setembro, o curso de capacitação internacional em arbitragem de nível 2 da ITU (União Internacional de Triathlon).

 

Este curso é ministrado anualmente por representantes certificados da ITU. O curso é fundamental para o oficial técnico que deseja atuar em eventos internacionais da modalidade.  Em Brasília-DF, as aulas foram ministradas pelos facilitadores da ITU, entre eles o brasileiro, Roberto Menescal e o argentino, Gustavo Svane.

Foram transmitidos pelos facilitadores todo o conhecimento para os árbitros brasileiros, argentinos e venezuelanos que já foram pré-selecionados para atuarem nas competições internacionais, incluindo Copas do Mundo e WTS já em 2020. Os caratinenses Cleverson Oliveira dos Anjos e Edson Moraes, participaram do curso.

Para o diretor da Federação Argentina de Triathlon, Gustavo Svane, esta integração é importante para a troca de experiências entre os países. “Os participantes são selecionados de acordo com sua capacidade e eles passaram por este período de preparação. E nestes três dias, os alunos aprendem e trocam experiências para realizações de eventos mundiais, continentais e também dos Jogos Olímpicos”.

“Após o curso teórico eles terão um período para concluir o exame e serão avaliados pelo conhecimento adquirido durante o curso. Os participantes que forem aprovados poderão organizar campeonatos internacionais e também participar de equipes de oficiais de jogos regionais e olímpicos”, concluiu Svane.

Segundo a ITU - União Internacional de Triathlon centenas de árbitros são certificados anualmente em todo o mundo. E eles são responsáveis pelo crescimento e divulgação da modalidade. Sem os árbitros não há evento, pois são profissionais que zelam pela segurança e igualdade entre os atletas, principais atores do triathlon.

 

 

Oficiais  Técnicos  Catarinenses participam  do curso  ITU NÍVEL 2
.Participantes do Curso
Voltar para Notícias