A Evolução das Escolinhas de Triathlon em Santa Catarina

O triathlon não é um esporte melhor que nenhum outro.  Mas para que você tenha a prática em seu cotidiano é necessário que você desenvolva uma característica: A DISCIPLINA.

E foi pensando na formação de cidadãos, na redução do tempo ocioso, a inclusão social e também em criar um berço de novos talentos, que foi dado início a uma nova etapa de implantação das escolinhas de triathlon no Estado.

Estimular crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva em torno de práticas esportivas saudáveis, direcionadas ao processo de desenvolvimento da cidadania.

 PASSADO

Quando o assunto é escolinha de Triathlon, a FETRISC é pioneira na iniciativa. Tudo começou em 2002, com a então Presidente da federação, Naida Freitas. A FETRISC já era uma instituição sólida e estabelecida e Dona Naida, como é conhecida, queria uma federação que fosse além de organizar provas e campeonatos.

Com a idéia de criar uma ferramenta de educação, difundir o triathlon e também criar uma base de atletas, a FETRISC criou um projeto piloto em 2002, atendendo cerca de 50 crianças de escolas públicas do Roçado. Esse projeto passou a ser gerenciado pela ADTRISC dois anos depois (2004) e se mantem até os dias atuais. Desse projeto passaram mais de 800 jovens que brincaram, conheceram e praticaram o Triathlon. Alguns deles levam o Triathlon como estilo de vida.Entre eles Taynara Bonetti, Willian Dutra, Gabriel Hermann, David Oliveira e Felipe Manente, que levou o nome da Escolinha e do município de São José com muito orgulho na sua breve caminhada na terra. O projeto continua contribuindo com crianças e adolescentes e dando suporte na revelação de novos triatletas, como Djenyfer Arnold, atualmente integrante da Seleção Brasileira de Triathlon.

Vale destacar também que na mesma época surgiu em Itajaí um projeto semelhante, gerenciado pela AITRI. Em Criciúma, desde 2015, a Sociedade Recreativa Mampituba firmou parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, e implantou o projeto de formação esportiva. O projeto atende 45 crianças e tem lista de espera.

PRESENTE

Através de parceria com o Projeto Escolinha de Triathlon, capitaneado pelo ex atleta Olímpico, Juraci Moreira, hoje a FETRISC possui dois projetos já aprovados via Ministério da Cidadania. Segundo Ivan Razeira, Coordenador do projeto em Joinville, onde serão oferecidas 40 vagas em um primeiro momento, a procura pela escolinha chegou a 100 candidatos.

Na carona da idéia, outros municípios estão em tratativas com a FETRISC, buscando a implementação do projeto de iniciação esportiva em seus municípios. Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Joaçaba já manifestaram interesse em implantação do projeto. A conversas e tratativas entre Federação e Associações se intensificaram após a aprovação dos primeiros projetos.

FUTURO

O atual cenário, tão adverso e recheado de limitações, serviu de gatilho para a implantação de uma nova fase das escolinhas de triathlon em Santa Catarina, a qual vem acontecendo em parceria com o projeto “ESCOLINHA DE TRIATHLON FORMANDO CAMPEÕES”, através da aprovação de projeto no Ministério da Cidadania e posterior captação de recursos. O know how desenvolvido por Juraci em Curitiba deu tão certo, que vêm se espalhando pelo Brasil.

“A meta é implantar pelo menos uma escolinha em cada região do Estado, com cerca de 800 crianças e adolescentes integradas aos projetos.” – afirma o Presidente da FETRISC, Sandro Bernardoni. Para a Vice-Presidente da FETRISC e Coordenadora da Escolinha de Triathlon ADTRISC, Elinai Freitas Schutz “a idéia é desmistificar o esporte, difundir e trazer a atividade para o lúdico, para o educativo com foco na formação de indivíduos. Essa é nosso principal objetivo com a iniciação esportiva.  Em um segundo momento, podemos desenvolver os talentos.”

Assim como quem treina, sonha para alcançar seu objetivo, a FETRISC vem ao longo dos anos, construindo um caminho através de muito esforço, para reafirmar Santa Catarina como um grande pólo do triathlon nacional, não só em provas, mas na revelação de novos talentos. Talvez estejamos no caminho certo.

A Evolução das  Escolinhas  de Triathlon em Santa Catarina
Largada prova infantil
Voltar para Notícias